CERTIFICAÇÃO DE CABEAMENTO DE REDES

Em um mercado conectado, a gestão da infraestrutura de rede deve estar no centro das rotinas de empresas. Por meio dela, profissionais se conectam a clientes, compartilham dados sobre projetos internos e podem tornar as suas rotinas mais produtivas e eficazes. E justamente por isso, a busca por métodos de gestão capazes de atender às demandas internas de cada setor tem ganhado prioridade no ambiente de TI. Nesse contexto, a padronização das rotinas de gestão pode gerar uma série de benefícios para o negócio. Entre eles, está a possibilidade de obter a certificação de cabeamentos de rede. Ela atesta a qualidade da infraestrutura corporativa, indicando o comprometimento da empresa na busca por uma infraestrutura de alta performance.

COMO A CERTIFICAÇÃO DE CABEAMENTO DE REDE FUNCIONA?

A certificação de cabeamentos de rede é um processo em que o negócio revisa todas as suas políticas de governança de TI para identificar problemas e alinhar processos de acordo com os padrões disseminados pelo mercado. Após todos os dados serem levantados, medidas corretivas e treinamentos são aplicados. Assim, a companhia pode obter um documento validado por organismos internacionais que garanta a confiabilidade da conexão utilizada pelo negócio. Na prática, o processo de obtenção de uma certificação de cabeamentos de rede avaliará todos os parâmetros que podem influenciar no desempenho da conexão utilizada pelos colaboradores.
Equipamentos compatíveis com as normas TIA/EIA-568B podem ser utilizados, permitindo uma avaliação precisa de itens como:
  • O comprimentode cada cabo;
  • O mapeamento dos condutores utilizados;
  • A paradiafonia;
  • A atenuação de sinal;
  • A resistência do cabeamento;
  • A impedância característica.

IMPORTÂNCIA PARA O SETOR DE TI

A certificação de rede é uma garantia de que a infraestrutura da empresa está estruturada de acordo com as normas técnicas e os padrões definidos pelo mercado. Graças a ela, empreendimentos podem garantir a confiabilidade da sua infraestrutura, métodos de gestão e métricas de desempenho.
Os relatórios criados após os testes de performance dão ao negócio uma visão ampla sobre a sua infraestrutura e o que pode ser otimizado.

Todos os dados que forem anexados à documentação interna servirão para análises futuras e orientações de técnicos durante a resolução de falhas. Assim, as conexões de rede poderão atender à demanda interna com mais facilidade.

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE POSSUIR UMA CERTIFICAÇÃO DE CABEAMENTOS DE REDE?

A certificação de infraestruturas de rede é um processo que deve ser visto por gestores como uma abordagem estratégica. Em longo prazo, ela não só pode servir como um atestado da qualidade dos processos de governança de TI do negócio, mas também como uma forma de otimizar com precisão as rotinas internas de manutenção de equipamentos. Investir na melhoria da infraestrutura interna é crucial para companhias que precisam atender com agilidade às demandas de clientes. Justamente por isso, o processo de certificação de cabeamentos de rede pode ser visto como uma oportunidade para a companhia aumentar a performance dos seus equipamentos e, assim, maximizar a sua capacidade de atuação.


Consulte nossos serviços.